• AALBA

Quer ser Provador de Mel? Saiba como!

Atualizado: 26 de Jul de 2019


Uma das questões que tem sido colocada à Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) é a inexistência de Painéis de Provadores devidamente acreditados, por forma a dar resposta à necessidade sentida pelas entidades gestoras das Denominações de Origem Protegida (DOP).


Em Portugal foram estabelecidas diversas DOP de Mel e todas têm sentido o problema da ausência de um Painel de Provadores. Apesar de algumas destas não terem explícito no Caderno de Especificações a exigência desse painel, a necessidade da sua utilização tem vindo a ser imposta pela autoridade competente para este sector de actividade - a Direcção Geral de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, e pela Autoridade Nacional de Acreditação - o Instituto Português de Acreditação.

Por outro lado, a FNAP, promove anualmente o Concurso Nacional de Mel, que recebe amostras de todo o País, que são submetidas a um painel de especialistas que tem sido treinado e avaliado de forma a que os resultados apurados sejam idóneos e aceites.

Neste sentido, a FNAP irá coordenar em consórcio com o CATAA e a PROSENSE a formação e treino de um Painel Nacional de Provadores de Mel Português, cujo propósito se destina a dar resposta às necessidades sentidas.

Assim a FNAP convida todos os interessados a participar nas provas de seleção para integrar o Painel de Provadores Nacional de Mel.

A Inscrição é gratuita, bastando para tal o preenchimento e submissão do questionário online disponível aqui.

#ProvadoresdeMel

24 visualizações
PARCEIROS

© 2015-2020 AALBA

  • Facebook Clean
AALBA - Cooperativa de Produtores de Mel, CRL
Rua das Flores, 815, Zona Industrial
Ponte da Pedra
2415-181 Regueira de Pontes
Tlf.: 00 351 244 826 700
Tlf.: 00 351 961 828 544