• AALBA

COLOSS - Questionário 2022

As graves e assinaláveis perdas que se têm verificado nestes últimos anos pelos apicultores na Europa, China e EUA, deu origem ao projecto COLOSS.

Trata-se de uma rede internacional de cientistas cujo objecto de trabalho se centra na identificação e investigação dos factores influenciadores do desaparecimento súbito das colónias de abelhas.

Pretende-se no futuro o desenvolvimento e disseminação de medidas de emergência e de estratégias de maneio sustentáveis, promotoras da preservação da espécie. Tais medidas só serão possíveis com o recenseamento da informação que os apicultores têm da sua realidade no "campo".

É importante determinar onde e em que escala, se têm verificado as perdas de colónias. A recolha de dados fidedignos e representativos do universo em estudo, permitirá a comparação entre países ao longo do tempo.


Assim A AALBA responde ao apelo da rede COLOSS, Universidade de Évora e da FNAP convidando todos os seus associados e demais apicultores portugueses a responder ao inquérito por Questionário cujo link abaixo se menciona.


O conhecimento da problema só será possível se todos partilharmos as nossas realidades com a comunidade científica.

O Questionário é simples, individual e confidencial.


Aceda aqui ao Questionário.


Obrigado pela participação!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo