• AALBA

Assembleia Geral da AALBA

Decorreu ontem na sede da AALBA, nas componentes presencial e online, a Assembleia Geral dos Cooperantes da cooperativa.

Atravessando um momento particularmente difícil a nível global pelas contingências pandémicas, a assembleia decorreu cumprindo todas as medidas de segurança impostas pelos organismos da saúde.



No cumprimento da ordem de trabalhos foram aprovados o Relatório e Contas do ano transacto bem como o Relatório de Actividades da Direcção do mesmo ano com parecer favorável por unanimidade dos cooperantes presentes.

Importa salientar o parecer dos serviços financeiros e Conselho Fiscal que, contextualizando no cenário difícil com que a economia nacional se tem confrontado, o comportamento da AALBA durante este período revelou um crescimento assinalável mostrando saúde financeira e confiança nos seus parceiros. Foi dado nota que este desempenho de resultados líquidos positivos quando o restante tecido empresarial se encontra em dificuldades de tesouraria, resulta do forte empenho dos orgãos sociais e de todos os seus cooperantes.


Após a avaliação do desempenho passado, a Presidente da Direcção, Engª Anabela Mendes apresentou o plano de actividades para o ano em curso sublinhando os seguintes pontos:

  1. Reforço da componente financeira em sede do PAN em 900.000€ para este ano. Em representação das OP's e restantes organizações de apicultores nacionais, a FNAP propõe o seguinte caderno de opções de investimento, ainda em discussão:

  2. Reforço de verbas para tratamentos e alimentação;

  3. Aquisição de equipamentos pelas OP's;

  4. Majoração das verbas já inscritas no PAN.

  5. Inicio do processo de construção da futura unidade de embalamento da AALBA. Após apresentado aos cooperantes presentes na sessão, foi por maioria (1 abstenção e 0 votos contra) aprovada a comparticipação financeira pelos cooperantes em 50% do valor do investimento. Foi sublinhada a importância deste investimento na estratégia de desenvolvimento da cooperativa, na medida em que se trata de uma etapa diferenciadora da organização no mercado apícola nacional. Concluída, a unidade de embalamento, proporcionará independência da AALBA no embalamento dos seus produtos, capacitando-a na introdução no mercado de méis e outros produtos da colmeia em valores mais concorrenciais e vantajosos para os produtores e para a própria cooperativa. Foi igualmente considerada a hipótese da nova unidade poder ser disponibilizada a clientes externos em regime de prestação de serviços tornando-se por isso numa adicional e importante fonte de rendimentos.

A Assembleia deu-se por terminada parabenizando-se todos os Cooperantes da AALBA pelo trabalho e resiliência tidos durante estes tempos de pandemia desejando-lhes sucesso nas próximas épocas apícolas.


Juntos, Somos mais Fortes.


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
PARCEIROS

© 2015-2020 AALBA

  • Facebook Clean
AALBA - Cooperativa de Produtores de Mel, CRL
Rua das Flores, 815, Zona Industrial
Ponte da Pedra
2415-181 Regueira de Pontes
Tlf.: 00 351 244 826 700
Tlf.: 00 351 961 828 544